Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

A Terra, um planeta com sede

Escola: Escola EB 2,3 dos Castanheiros (Odivelas)
Autores (alunos): A turma do 7º C da E.B. 2,3 dos Castanheiros

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

O projeto "Eco repórter da Energia" categoria A-video reportagem, foi desenvolvido com uma turma de 7.º ano de escolaridade, a turma C da escola E.B. 2,3 dos Castanheiros.

Para a realização deste projeto, foi tido em conta a necessidade de trabalhar o tema da Água. Sendo Caneças uma região com tradição na qualidade e ambundância de água, obtou-se por elaborar um video que chamasse atenção para a actual falta de água, existente na terra e também para a incorrecta utilização da mesma. Tendo ainda uma vertente pedagógica sobre a importância das alterações dos nossos comportamentos.

Os  alunos, começaram por elaborar um guião através de escrita criativa, criando cada aluno uma frase, que fizesse sentido num texto e que transmitisse a mensagem de alerta para uma situação grave e real, que é a falta de água.

Após alguns ajustes e no decorrer da elaboração do guião, a turma achou que seria interessante cada um dizer a sua frase, através de sequências de grandes planos individuais e com projeção de imagens por trás. 

Este video, o guião, as gravações e a edição de imagem foram todas realizadas em sala de aula.