Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

ECO-VILA

Escola: Colégio de S. Teotónio (Coimbra)
Autores (alunos): Joaquim Ferreira, José Afonso Silva, Moisés Ferreira, Tiago Albuquerque, Dinis Costa, Jaime Branco e José Gaspar

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

ECO-VILA

O nosso projeto é a Eco-Vila. A Eco-Vila é um modelo de assentamento sustentável, onde o objetivo é reconstruir cidades ou vilas, de modo a que estas sejam mais eficientes.

Alguns dos objetivos deste projeto são: a produção local de alimentas, com a construção de hortas e terrenos cultiváveis, a utilização de materiais com baixo impacte ambiental, a existência de espaços verdes para lazer ou para turismo, a utilização de energias renováveis, como por exemplo a implementação de painéis solares nas casas ou o uso de lâmpadas mais eficientes.

A utilização de lâmpadas mais eficientes foi o tema abordado no vídeo. Existem vários tipos de lâmpadas, umas mais eficientes que outras. A mais eficiente é a lâmpada LED, em seguida são as lâmpadas CFL e depois as tradicionais ou incandescentes. A Eco-Vila sugere a utilização das lâmpadas LED, não descartando por completo as CFL. As lâmpadas LED poupam cerca de 75% a mais que as lâmpadas tradicionais e as lâmpadas LED duram cerca de 80% a mais, fazendo com que sejam mais económicas e mais eficientes. As tradicionais duram cerca de 1000h, as CFL duram 10.000h e as LED duram mais de 25.000h.

Estima-se que para 50.000 horas de uso sejam precisas 2 lâmpadas LED, 5 lâmpadas CFL e aproximadamente 42 lâmpadas tradicionais. Por este motivo, é mais económica a utilização de lâmpadas LED ou CFL, pois mesmo sendo mais caras não as temos de comprar com tanta frequência quanto as tradicionais.

Trabalho realizado na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da Professora Benvinda Araújo.