Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

ECO+

Escola: Colégio de S. Teotónio (Coimbra)
Autores (alunos): Ana Carolina Rodrigues, Bárbara Caetano, Beatriz Antunes, João Costa, Margarida Castro, Matilde Martinho e Sofia Murça

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

ECO +

A mistura de gases produzida pela parte orgânica do lixo é conhecida como biogás. Este pode ser queimado para gerar energia elétrica a partir de uma determinada fonte que, neste caso, é o lixo que produzimos. Este modo de produção de energia contribui para a redução do consumo de combustíveis fósseis e para a diminuição das emissões de gases nocivos para o ambiente. O tema central deste trabalho é a poluição, mais concretamente os resíduos sólidos urbanos, qual o impacto destes resíduos no ambiente e o contributo podemos dar para os valorizar. Praticamente todos os RSU’s são valorizáveis podendo ser aproveitados para diversas finalidades, uma das quais é produzir energia.

Neste sentido, procurámos perceber o que está a ser feito e qual o contributo que todos podemos dar para ajudar a melhorar o ambiente. Dirigimo-nos à Câmara Municipal de Coimbra para tentarmos obter algumas respostas. Fomos encaminhados para a ERSUC – Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro e recebidos por uma pessoa responsável que respondeu às nossas questões.

Ficámos a saber que esta empresa dispõe de dois Centros Integrados de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos, para onde são encaminhados todos os RSU’s da região, onde são tratados e valorizados.

No filme que realizámos tentámos mostrar a importância da valorização dos RSU’s para a melhoria do ambiente e para a sustentabilidade do planeta, o papel desta entidade neste processo e a importância das nossas atitudes.

Trabalho realizado na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da Professora Benvinda Araújo.