Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Poupar energia, uma escolha inteligente

Escola: Colégio Frei São Cristóvão (Caldas da Rainha)
Autores (alunos): Ângela Patrícia Rosa Correia, Maria Francisca Delgado Lourenço, Nátali Correa da Cunha Passabone e Raquel Alexandra Francisco Mira
Poupar energia, uma escolha inteligente

Clique aqui para ver a fotografia original.

Poupar energia, uma escolha inteligente

Clique aqui para ver a fotografia original.

Poupar energia, uma escolha inteligente

Clique aqui para ver a fotografia original.

Poupar energia, uma escolha inteligente

Clique aqui para ver a fotografia original.

Poupar energia, uma escolha inteligente

Clique aqui para ver a fotografia original.


Memória descritiva:

LEGENDAS

1 - Colégio com vista privilegiada para o Parque Eólico da Serra do Monte Junto O nosso Colégio, localizado num meio rural, está envolvido por uma paisagem verde magnífica, harmoniosamente embelezada pelo Parque Eólico da Serra do Monte Junto. Numa das nossas aulas de Ciências Naturais, este parque foi o centro de um brainstorming, a partir do qual exploramos ideias como energia eólica, recursos renováveis e não renováveis, impactes ambientais como a poluição, concretamente a atmosférica com o consequente aumento do efeito de estufa, a importância de poupar energia, etc.

2 - Saberemos utilizar a energia? Assim, refletimos e realizámos um debate sobre algumas questões como: Terá o parque eólico do da Serra do Monte Junto contribuído para a melhoria da qualidade de vida da comunidade?/Fazemos uma utilização sustentada dos recursos energéticos? Quais são as energias a que recorremos e como as utilizamos?/Em que medida reconhecemos a energia eólica como um importante recurso energético e não como mera hipótese alternativa de substituição dos combustíveis fósseis?

3 - Debate sobre a gestão sustentável da energia Neste sentido, começámos por discutir as vantagens e desvantagens das energias renováveis e não renováveis, chegando facilmente a um consenso quanto à importância da utilização dos recursos energéticos renováveis, concretamente da energia eólica, contudo sabemos que ainda estamos muito dependentes dos combustíveis fósseis, pelo que continuamos a causar inúmeros e gravíssimos impactes ambientais comprometendo o futuro do nosso planeta.

4 - Entrevistas. No debate todos concordámos que a sociedade ainda não recorre às fontes de energia mais sustentáveis, mas será que sabe utilizar eficazmente as que usa? Na opinião da maioria dos nossos colegas de turma, a nossa sociedade preocupa-se cada vez mais com o consumo energético, contudo poderíamos adotar muitas mais medidas e comportamentos para poupar energia, por isso quisemos saber se era esta também a opinião de outros colegas, funcionários, professores e dos nossos pais, realizando para isso algumas entrevistas orientadas por um dos guiões de trabalho de reportagem do projeto Eco-Repórter da Energia- “Como poupar energia em casa”.

5 - Análise dos questionários aplicados Para compreendermos um pouco melhor a atitude do nosso Colégio relativamente à gestão sustentada da energia, e por sermos membros do Conselho Eco-Escolas, optámos ainda por analisar os resultados da auditoria ambiental relativa ao tema Energia realizada no âmbito do programa EcoEscolas a 103 pessoas, 5 alunos por turma, 15 professores e 3 funcionários. Assim verificámos, por exemplo, que nem sempre as luzes estão apagadas nos corredores durante as aulas, nem todos têm o hábito de desligar a luz ao abandonar uma sala e que existe um elevado número que ainda deixa a televião em stand by, em vez de a desligar completamente. De seguida, estivémos a analisar o plano de ação CFC Sustentável 2014-2015, onde verificámos que um dos objetivos propostos era sensibilizar para a necessidade de poupar energia, pelo que quisemos confirmar se as atividades definidas conseguiriam a sua concretização.

6 -  Implementação de atividades relativas à Energia Entre as várias atividades realizadas, destacamos o espetáculo cómico sobre eficiência energética “Stand By Me” que divertiu, maravilhou e consciencializou todos os alunos no dia 28 de maio. O nosso Colégio foi selecionado para receber este espetáculo no âmbito da participação no concurso “Melhor Escola & Energia”, um projeto da ADENE - Agência para a Energia e da Forum Estudante, com a realização de um trabalho sobre a Energia Solar pelos alunos da turma C do nono ano, que consistiu essencialmente no objetivo de criar energia renovável no Colégio através da aplicação de painéis solares sobre as janelas das salas de aula em que o Sol incide a maior parte do dia, permitindo assim a transformação da energia solar em energia elétrica para iluminação, bem como para aquecimento, enquanto servem, simultaneamente, como sombreadores.

 

MEMÓRIA DESCRITIVA

A photo-story "Poupar energia, uma escolha inteligente" foi um trabalho de reportagem desenvolvido pelas alunas números 2, Ângela Patrícia Rosa Correia; 15, Maria Francisca Delgado Lourenço; 19, Nátali Correa da Cunha Passabone e 21, Raquel Alexandra Francisca Mira da turma B do 8º ano do Colégio Frei Cristóvão sob a responsabilidade da professora Susete Cardoso.

O desafio de realizar uma reportagem sobre a energia na região onde se localiza o Colégio foi lançado a todos os alunos do 8º ano do Colégio, com os objetivos não só de despertar o interesse pela investigação e compreensão da importância da gestão sustentável da energia, como contribuir para a sua formação cívica, para o desenvolvimento da sua autonomia, criatividade e espírito crítico e de observação, bem como formentar o relacionamento humano na comunidade educativa, para assim contribuir para a formação de cidadãos ativos e interventivos na sociedade.

Este grupo foi um dos que aceitou o desafio, optando por fazer uma photo-story. A ideia surgiu-lhes de um debate realizado em contexto de aula no âmbito do programa de Ciências Naturais do 8º ano, onde foram trabalhados os recursos naturais energéticos renováveis e não renováveis.

Os objetivos da reportagem foram investigar a opinião dos colegas e da comunidade do Colégio sobre o tipo de recursos energéticos que são utilizados pela sociedade, as suas vantagens e desvantagens, a adoção ou não de comportamentos no dia a dia para a redução do consumo energético, bem como compreender um pouco melhor a atitude do Colégio relativamente à gestão sustentada da energia para que assim pudesse ser divulgado de modo mais fidedigno um pouco da ação de sensibilização e consciencialização desenvolvida pelo Colégio no âmbito da Energia.

O trabalho de reportagem incidiu, numa fase inicial, na própria experiência das alunas enquanto observadoras e participantes num brainstorming relativo a um Parque Eólico próximo do Colégio e no debate supracitado.

Motivadas pelo tema, as discentes quiseram investigar mais, realizando por isso várias entrevistas a colegas, funcionários e pais orientadas de forma flexível pelo guião de trabalho de reportagem "Como poupar energia em casa" do projeto Eco-Repórter da Energia.

Coincidentemente, as alunas são também membros do Conselho Eco-Escolas, pelo que se lembraram de recorrer à auditoria ambiental utilizada, analisando os resultados relativos ao tema da Energia.

Ao constatar a existência de situações a melhorar, resolveram analisar também o plano de ação CFC Sustentável 2014-2015 criado no âmbito do programa Eco-Escolas, e assim foram acompanhando de perto a implementação das atividades aí definidas no âmbito da Energia, destacando na reportagem que intitularam "Poupar energia, uma escolha inteligente" o espetáculo "Stand By Me" realizado no seguimento da participação no concurso "Melhor Escola & Energia". Para esta atividade quiseram ainda entrevistar os alunos responsáveis pelo trabalho que mereceu ao Colégio ser selecionado para a receção deste espetáculo.

Em síntese, esta photo-story "Poupar energia, uma escolha inteligente" traduz de forma muito sucinta o trabalho de investigação das alunas recorrendo a métodos qualitativos e quantitativos a fim de divulgar de modo fidedigno a opinião da comunidade educativa do Colégio em questões como "Saberemos utilizar a energia? Quais são as energias a que recorremos e como as utilizamos?", bem como divulgar a preocupação do Colégio com a consciencialização para o consumo sustentável da energia.