Videoreportagens Apresentadas

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Seres com Energia

Escola: Instituto Nun'Alvres (Santo Tirso)
Autores (alunos): Abel Moreira, André Faria, Manuel Carvalho, Vanessa Silva, Marta Gonçalves e Mariana Cunha

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

A ideia de realizar um vídeo deste carácter surgiu com o objetivo de sensibilizar a sociedade para uma mente mais ecológica e ativa.

            O argumento do trabalho pretende mostrar o papel que todos nós desempenhamos. Todas as ações que realizamos, por mais pequenas que sejam, têm um impacto nas pessoas que nos rodeiam. O vídeo foi baseado no tema do ano do nosso colégio: “Contigo mais”, que tem como principal objetivo a aproximação dos alunos pela interajuda e solidariedade, aliado também ao fim do trabalho em questão.

            Na realização deste projecto, tivemos como finalidade mostrar que podemos criar um ciclo de ações ecológicas, começando por uma ação simples. A ação simples, que desencadeia todo este ciclo, pode assim levar a uma consciencialização ecológica, baseando-se, deste modo, no vídeo de apresentação do tema do ano do nosso Colégio. O vídeo apresenta o seguinte esquema:

            “Na sala de aula, após o toque da campainha, um dos alunos fica a fazer exercícios, até que um funcionário da escola alerta o aluno acerca das horas, ou seja, manda-o embora. O aluno sai da sala, esquece-se de apagar a luz, e o funcionário apaga a luz, num gesto ecológico. O aluno, inspirando-se no gesto ecológico do funcionário, ao sair do corredor vê um aviso na porta a solicitar aos alunos que fechem a porta para não se desperdiçar energia devido ao aquecimento. Entretanto, um outro indivíduo vê o aluno a fechar a porta. O indivíduo que antes tinha visto o aluno a fechar a porta, vai para casa, e aí muda as lampâdas antigas da sua casa para lampâdas LED (mais ecológicas). Posteriormente, alguém passa pela cozinha e vê o familiar a mudar as lâmpadas. Vendo isto, quando vai buscar uma mala à sala, repara que a televisão está em “standby” e decide desligá-la. Ao mesmo tempo, um outro indivíduo que se encontra no mesmo compartimento, deitado no sofá, vê esta boa ação. No dia seguinte, o aluno, ao sair da sala, desliga a luz, tornando este pequeno vídeo numa cadeia de boas ações ecológicas.”

Este trabalho foi realizado pelos alunos do Instituto Nun’Alvres: Abel Moreira, André Faria, Manuel Carvalho, Vanessa Silva, Marta Gonçalves e Mariana Cunha.

Professora responsável: Patrícia Santos

Abril de 2013

 


Ficheiros: