Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

OmniErnergia na esaof

Escola: Escola S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira (Vila Nova de Gaia)
Autores (alunos): João Almeida ; Sara Tavares

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

A concretização do vídeo no âmbito do concurso “Eco repórter da Energia, teve início com a estruturação de um plano de investigação que visava definir as melhores opções energéticas para a escola Arquiteto Oliveira Ferreira. Envolveu-se no projeto toda a comunidade educativa, através do preenchimento de um questionário destinado a aferir um conjunto de hábitos em termos de consumo energético prevalecentes na nossa escola. Toda a investigação foi liderada por um conjunto de alunos do 9º ano de escolaridade orientados em termos científicos pela professora de Físico Química. Estes alunos coordenaram o trabalho de investigação interno, contactaram as empresas SkinEnergy e a SolarProject, dinamizaram várias sessões de esclarecimento e divulgação do projeto durante todo o ano letivo, embora com especial incidência durante a semana cultural e os dias eco escolas. Criaram também um blogue de divulgação do projeto, onde registaram a evolução da investigação - http://omnienergiadaesaof.blogspot.pt/2013_04_01_archive.html.

As empresas SkinEnergy e a SolarProject apoiaram o projeto através do esclarecimento de dúvidas, fazendo deslocar à escola alguns dos seus membros, que participaram em algumas sessões de divulgação.

    Tomaram a dianteira, no âmbito da concepção e execução do vídeo de divulgação os alunos do 12º ano, apoiados pela professora de TIC.

No cômputo geral, toda a comunidade educativa foi envolvida, destacando-se os alunos do 9ºano, 10º ano e 12º ano; docentes de várias áreas disciplinares, a direção da escola, os coordenadores eco escolas e as empresas supracitadas.