Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Minigerador Eólico

Escola: Escola S/3 de Júlio Dinis de Ovar (Ovar)
Autores (alunos): Bruna Aleixo e Margarida Farraia

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Memória descritiva:

Materiais necessários

Um catavento; uma base para o cenário; objetos ornamentais; um “joelho ou cotovelo”; um cano de pvc; um motor de dvd player; Um led; cola super 3, tesoura; cartolina preta e amarela; tinta azul; tinta verde.

Procedimento

Em primeiro lugar, prepara o cenário! Pinta a caixa ou suporte de verde. Recorta uma estrada com a cartolina preta e faz os detalhes com a cartolina amarela. Cola-a no suporte e adiciona um carrinho à estrada para dar um toque realista. Desenha com cuidado um lago, cola a árvore ou outros objetos ornamentais à tua escolha. Coloca o motor de dvd player na “boca” do “joelho ou cotovelo”. Passa os fios do motor pelo “joelho” e pelo cano de pvc e cola-os ao teu suporte. Na ponta do motor, coloca o catavento.

Agora à parte, utilizando o led, coloca-o num suporte, no nosso caso, utilizámos um poste com o nome da nossa escola. Junta os fios do led com os do motor de dvd player. Roda para um lado, se não verificares nenhum resultado, roda para o outro e assim sucessivamente. Com a ajuda de um secador, faz com que o teu catavento gire e o teu led vai acender! Agora tens um minigerador eólico!

Autores

Bruna Aleixo e Margarida Farraia

Professora

Sisandra Sousa