Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

Eficiência energética na Escola Secundária de Rio Tinto

Escola: Escola Secundária c/ 3.º Ciclo de Rio Tinto (Gondomar)
Autores (alunos): Ana Tavares, Beatriz Ribeiro, Filipa Barbosa, Maria Inês Nunes, Susana Ferreira e Vânia Siva.

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Escola Secundária de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º3

No âmbito da disciplina de ciências naturais do 8º ano e do projeto eco-escola, uma equipa de alunas realizou um vídeo, com o tema “ A poupança energética na escola”.

Foi filmado na ESRT e na Quinta das Freiras, que é um jardim público da cidade de Rio Tinto, onde se pode verificar que o rio Tinto, que serviu de tema numa das eco-reportagens ambientais do ano passado, na qual obtivemos o 2º prémio, infelizmente, continua poluído.

As orientações curriculares para Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do ensino básico apelam para o desenvolvimento de competências várias sugerindo ambientes de aprendizagem diversificados. São referidas indicações de desenvolvimento de conteúdos nomeadamente no âmbito da Energia (fontes e formas), gestão sustentável dos recursos, interações seres vivos-ambiente, bem como transferências de energia entre sistemas. As orientações curriculares referem ainda a compreensão de diferentes processos de transferência de energia em situações do quotidiano. Outras questões diretamente relacionadas com esta reportagem e contempladas nas orientações curriculares são as seguintes:

•          Como podemos contribuir para a sustentabilidade da Terra?

•          De que modo a Ciência e a Tecnologia rentabilizam a utilização dos recursos naturais?

São portanto inúmeras as ligações entre esta videoreportagem e as orientações curriculares destinadas às alunos envolvidas.

Neste trabalho, as eco-repórteres tiveram como objetivo divulgar as várias tentativas de poupança de energia que a nossa escola faz no seu quotidiano. Ela sofreu um processo de remodelação e desde que mudamos para as novas instalações, foram instaladas várias formas de poupança de energia.

O vídeo começa com uma pequena introdução ao tema, seguidamente desenvolveram um conjunto de perguntas e respostas nas quais falaram sobre as atividades implementadas na ESRT e a sua utilização diária de forma sustentável e como a escola se tem empenhado na sua divulgação. Concluíram o vídeo, elogiando o esforço da escola no caminho da sustentabilidade.            

 

Alunas do 8º Ano responsáveis pela eco-reportagem:

Eco-repórteres: Ana Tavares, Beatriz Ribeiro, Filipa Barbosa, Maria Inês Nunes, Susana Ferreira e Vânia Siva.


Ficheiros: