Videoreportagens Apresentadas

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Microgeração

Escola: Escola Secundária c/ 3.º Ciclo de Rio Tinto (Gondomar)
Autores (alunos): Catarina Ferreira e Filipe Vieira

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

       

Escola Secundária de Rio Tinto (ESRT)

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º3

Os alunos realizaram várias pesquisas sobre a microgeração. A produção de energia individual por via de painéis fotovoltaicos tem como objetivo diminuir os gastos de energia por recursos não renováveis, como o petróleo e o carvão, utilizado nas centrais termoelétricas. A diminuição dos gastos de energia produzida pelas centrais irá diminuir a poluição ambiental e também pode-se obter um acréscimo nas exportações de energia. Por este motivo, escolheram este tema, para dar a conhecer este método recente de obter energia mais sustentável.

         Entrevistaram um instalador de energia, que explicou-lhes o funcionamento dos painéis fotovoltaicos e da microgeração.

         Por fim, reuniram um grupo de pessoas (3 elementos acima dos 17 anos, 3 elementos acima dos 40 anos e 3 elementos acima dos 50 anos) em que fizeram perguntas sobre a microgeração:

 

  • O que é a microgeração?
  • O que são painéis fotovoltaicos?

 

No grupo de 9 elementos, a maioria respondeu que não sabia o que era  a microgeração, assim como os painéis fotovoltaicos também. Após ter a informação toda recolhida, elaboraram um vídeo com toda a informação mais relevante.

A elaboração deste projeto, fez-lhes repensar que muitos não sabem para que serve este fim energético, e que ainda há muito para fazer, de modo a sensibilizar toda a população, não só a comunidade escolar como também as comunidades envolventes.


Ficheiros: