Edição 2015

Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

E o nosso futuro?

Escola: Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Lajes do Pico)
Autores (alunos): Cesário Soares, Renata Simas e Nuno Mendes

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

O trabalho foi feito pela turma A do 12º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, tendo como professora coordenadora a professora da disciplina de Geologia, Vanda Serpa, sendo os alunos autores deste trabalho: Cesário Soares nº5, Nuno Mendes nº16 e Renata Simas nº18. 

A designação do nosso trabalho é: “E o nosso FUTURO?” e está disponível em: https://www.facebook.com/vanda.serpa/videos/o.1374270056218206/10153291008260170/?type=2&theater¬if_t=video_processed.  Este tema foi debatido no âmbito do capítulo “Que cenários para o século XXI?”, no subcapítulo Mudanças ambientais, regionais e globais- As atividades antrópicas e a super ocupação da superfície terrestre, da disciplina de Geologia.

 Inicialmente a professora começou por explicar o concurso, qual os objetivos, os destinatários, os prémios, etc, e o nosso grupo ficou logo interessado, mas, por onde começar?  O tempo disponível era pouco, pelo que seria muito conveniente estruturar primeiro o trabalho, definir bem o seu conteúdo, a sua elaboração, enfim, um esquema de trabalho. Qual o tema a desenvolver?

Ao estruturarmos o trabalho, achamos que seria conveniente procurar em livros, na Internet, ou até falar com pessoas externas à escola para recolher informações acerca do local onde estava implantada na nossa Vila. Daí que a primeira parte do nosso trabalho incida sobre isso mesmo.

Efetuamos uma visita de estudo ao geossítio, onde tivemos a possibilidade de efetuar uma reportagem fotográfica, bem como, procuramos o geólogo Dr. Manuel Paulino Costa, representante do Parque Natural do Pico, que dissertou sobre a área em estudo e possibilitou o esclarecimento de diversas dúvidas.

Pedimos uma máquina de filmar a um familiar passamos as nossas ideias ao papel e depois ao nosso computador onde depois foi analisada e trabalhada. Bem, quando já tivemos alguma matéria para trabalhar, novos problemas foram surgindo, mais entusiasmados ficamos, o que nos levou a ficar mais empenhados em concluir o trabalho.

Objetivos Gerais:

- Adquirir conhecimentos sobre o Arquipélago dos Açores, mais precisamente a sua geodiversidade;

- Dar a conhecer o futuro impacte a subida do nível médio das águas do mar na zona litoral das Lajes do Pico;

- Sensibilizar as pessoas para as consequências da subida do nível médio das águas do mar em zonas litorais.

Objetivos Específico:

- Produzir materiais com vista a aprofundar o conhecimento das temáticas mencionadas, designadamente sobre o ambiente, procurando criar oportunidade de reflexão sobre o tema de forma a tomar consciência da responsabilidade individual e coletiva;

- Recolher informação mais pormenorizada sobre o aquecimento global, causas e consequências.

O arquipélago dos Açores apresenta uma rica e vasta geodiversidade e um importante património geológico, composto por diversos locais de interesse científico, pedagógico e turístico. A ilha do Pico, assim designada devido à imponência da montanha que dela emerge, inclui-se no grupo Central que está inserido no arquipélago dos Açores. A Vila das Lajes situa-se na costa Sul da ilha do Pico, assente numa plataforma basáltica (Fajã Lávica) que ocupa uma área de cerca de 800 por 500m, na base de uma arriba escarpada, com altitudes superiores a 200m. A ilha do Pico possui 8 geosítios, dos quais 1 será severamente afetado pela subida das águas do mar.

Esta dá-se devido ao aumento da temperatura, que causa o degelo dos glaciares que aumentarão assim o nível das águas do mar. Mais concretamente este aumento de temperatura é resultado do efeito de estufa consequente da poluição provocada pelo Homem.

Esta fajã é no entanto um local que outrora já sofrera estragos devido a ocorrências como a entrada de mar agitado com ondas tão grandes que atravessavam a vila, inundando habitações, estabelecimentos e outras áreas sociais. Após este acontecimento ter ocorrido variadas vezes ao longo dos anos seguintes, finalmente iniciou-se a construção de um quebra-mar, reduzindo assim o risco de estragos nos bens privados e públicos, bem como o aumento da segurança da população.

A nossa preocupação agora é a seguinte: Qual o futuro do litoral das Lajes do Pico? Se já se registam acontecimentos desta magnitude, o que nos espera quando o nível médio das águas do mar aumentar? Será que o quebra-mar nos protegerá para sempre?

Caso o quebra-mar não suporte mais a pressão das ondas e este mesmo não for acrescentado em altura, o resultado será o desaparecimento completo desta Vila, sede de concelho e de tudo o que ela reúne.

Bibliografia

Costa, M. (2013). Fajã das Lajes do Pico, Pico. Disponível em http://siaram.azores.gov.pt/patrimonio-cultural/fajas-dos-Acores/Faja-das-Lajes-do-Pico/Faja-das-Lajes-do-Pico.pdf. Último acesso a 16 de maio de 2014.

Dias, A., Guimarães, P. & Rocha, P. (2006). Geologia 12. Perafita: Areal Editores.

Nunes, J., Lima, E. e Fontiela, J. (2005). Caracterização geomorfológica e geológica da fajã lávica das Lajes do Pico (Açores). Condicionantes e vulnerabilidades associadas à arriba fóssil. XII Expedição Científica do Departamento de Biologia - Pico 2005. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.