Edição 2015

Regulamento

Definição do Trabalho

  • 1- Características da Videorreportagem
    O vídeo não deverá exceder os 3 minutos. Alerta-se para alguns cuidados na recolha de imagens (recomendando-seousodetripé)esom, bemcomona construção e montagem do vídeo, que deverá reportar uma história onde o tema energia esteja presente.
  • 2- Características da Photo-Story
    A photo-story deverá ser composta por um conjunto de 6 imagens originais. Estas deverão contar uma história e ser acompanhadas por um título (máximo 140 caracteres) e uma breve descrição de cada uma delas (máximo 150 palavras). A resolução não deverá ser inferior a 150-300 dp.
  • 3- Memória Descritiva e Identificação
    Breve texto, realizado pelo(a) professor(a), explicativo da forma como se desenvolveu o trabalho (máximo uma página A4).
    A identificação deve ser clara: a identificação completa da Escola, do(a) professor(a) responsável e nome dos alunos (ou turma).
  • 4- Envio/publicação do trabalho - até 30 de maio
    Os trabalhos deverão ser publicados na página do projeto em www.ecoreporter.abae.pt.
    Em caso de dificuldade poderão ser enviados para o email: ecoreporterdaenergia@abae.pt
    Os vídeos deverão ser publicados no youtube, vimeo, sapovideos ou qualquer outra rede de social media. O link e a memória descritiva serão depois publicados na página ou enviados por email para a AB AE.

Metodologia

A escolha do enfoque com que vai ser tratado o tema energia, deve ter em atenção a importância e possibilidade de investigação das problemáticas a nível local.

A reportagem deverá, dentro do possível, conter entrevistas e dados factuais. A equipa de reportagem deverá documentar-se sobre o tema, delinear um plano de investigação e reportagem para recolha da informação em trabalho de campo e ainda planificar o vídeo final.

O trabalho deverá orientar-se para a procura de soluções fundamentadas e sempre que possível desencadear ações de intervenção coerentes.

Devem ainda ser respeitados os princípios éticos do trabalho jornalístico como a credibilidade das fontes, imparcialidade e recolha de diversas opiniões/pontos de vista acerca do tema em análise.


Júri

Serão convidados para o júri a Fundação EDP, ABAE, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Direção Geral de Educação (DGE/MEC), Agência para a Energia (ADENE), Jornal Público, Revista Visão.


Prazos

A inscrição deverá realizar-se até 28 de fevereiro.

Os originais deverão ser apresentados a concurso até 30 de maio de 2015.


Prémios

Serão atribuídos 1º, 2º e 3º prémios em cada uma das categorias e escalões. Todas as escolas premiadas receberão um certificado/diploma.

Existem prémios para os alunos e professores.

Prémio-Aluno: Action cameras (para 3 alunos em cada uma das escolas premiadas)

Prémio-Professor: O professor orientador de cada equipa premiada receberá um Smartphone