Regulamento

O desafio “Eco-Repórter da Energia” consiste na realização de investigação local, na escola e meio envolvente por forma a possibilitar a produção de trabalhos/peças jornalísticas destinadas à comunicação social local, regional, nacional ou internacional (internet).

A proposta é a da realização de um conjunto de investigações (inquéritos, entrevistas, recolha de informação) em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os enfoques poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações do consumo de energias no aquecimento global.


Objetivos

  • Estimular nos jovens o interesse pela investigação sobre temas relacionados com a Energia e o Ambiente;
  • Motivar para a investigação local e compreensão das questões relacionadas com a eficiência energética, alterações climáticas, entre outras;
  • Incentivar a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade, relacionados com os temas a abordar;
  • Desenvolver competências na área da comunicação, nomeadamente: escrita, fotografia e multimédia e internet;
  • Promover a comunicação na comunidade local, nacional e internacional dos temas relacionados com a energia;
  • Contribuir para uma (in)formação crítica, na área da sustentabilidade energética e ambiental;
  • Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.

Quem pode concorrer

Podem apresentar trabalhos as escolas inscritas nas redes Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente a partir do 2º ciclo de escolaridade. Existem dois escalões:

  • 1º Escalão: Escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico.
  • 2º Escalão: Escolas do ensino secundário, profissional e superior.

Definição do Trabalho

Modalidades

  • Modalidade A - Artigo/Reportagem
  • Modalidade B - Vídeo/Áudio

Cada escola pode concorrer com um trabalho em cada uma das modalidades.

Metodologia

  • O trabalho deverá focar a temática ambiental e energética.
  • O trabalho deverá partir da investigação das problemáticas a nível local.
  • A equipa de reportagem deverá documentar-se sobre o tema e delinear um plano de investigação. 
  • A recolha de informação deve realizar-se em trabalho de campo.
  • O trabalho deve conter entrevistas e dados factuais.
  • O trabalho deverá orientar-se para a procura de soluções fundamentadas e sempre que possível desencadear acções de intervenção coerentes.
  • Devem ainda ser respeitados os princípios éticos do trabalho jornalístico como a credibilidade das fontes, imparcialidade e recolha de diversas opiniões/pontos de vista acerca do tema em análise.
  • A escola poderá envolver o grupo de alunos ou turmas que entender. Se forem realizadas várias reportagens deverão eleger uma para concurso (em cada uma das modalidades).

Elementos do Trabalho

Modalidade A

  1. O artigo, que no conjunto não deverá exceder as duas páginas A4 e que deve ser constituído por:
    1. Um texto

      Este texto deverá respeitar as principais regras da escrita jornalística, como por exemplo:

      • Título (são funções do título atrair a atenção do leitores; pode conter subtítulo).
      • Destaque (resumo da notícia, onde se descreve o mais importante do artigo; um ou dois parágrafos).
      • Corpo do texto (deve conter muita e variada informação; o texto deve acabar com uma frase-chave, que conclui a notícia).
      • Tie-in (pretende enquadrar a notícia, relacionando o acontecimento que se escreve com outro acontecimento anterior; nem sempre existe).
    2. Pelo menos uma ilustração

      As ilustrações do artigo (desenhos, fotografias, gráficos, quadros, etc.) deverão ser acompanhadas de legenda, fazendo referência à fonte, no caso de não serem originais.

  2. Memória Descritiva

    Breve texto, realizado pelo(a) professor(a),explicativo da forma como se desenvolveu o trabalho dos Eco-Repórteres (máximo uma página A4).

  3. Identificação

    Deve ser clara a identificação completa da Escola, do(a) professor(a) responsável e nome dos alunos (ou turma).

  4. Envio/publicação

    Os trabalhos deverão ser publicados na página do eco-repórter da energia em: www.ecoreporter.abae.pt ou, em alternativa enviados por email para escolascomenergia@abae.pt

Modalidade B

  1. Um vídeo ou áudio, que não deverá exceder os 3 minutos.
  2. Memória Descritiva

    Breve texto, realizado pelo(a) professor(a),explicativo da forma como se desenvolveu o trabalho dos Eco-Repórteres (máximo uma página A4).

  3. Identificação

    Deve ser clara a identificação completa da Escola, do(a) professor(a) responsável e nome dos alunos (ou turma).

  4. Envio/publicação

    Os trabalhos deverão ser publicados na página do eco-repórter da energia em: www.ecoreporter.abae.pt ou, em alternativa enviados por email para escolascomenergia@abae.pt


Avaliação

Critérios

  • Qualidade
  • Criatividade/Originalidade.
  • Características técnicas
  • Investigação  e envolvimento dos alunos
  • Articulação com os temas propostos

Júri

Serão convidados para o júri a Fundação EDP, ABAE, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC/ME), Agência para Energia (ADENE), Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), CENJOR , Jornal Público, Revista Visão.

Ao júri reserva-se o direito de não vir a atribuir prémios caso a qualidade dos trabalhos a concurso não seja considerada satisfatória; a decisão do Júri não pode ser alvo de recurso.

A reunião do júri ocorrerá em Julho, sendo a sua decisão anunciada até ao início do mês de Agosto.


Prémios

Professor

O professor orientador de cada equipa vencedora receberá uma colecção de 12 livros sobre energia e ambiente.

O professor orientador do trabalho premiado com o 1º lugar, em cada escalão, receberá um Netbook!

Nota: imagem meramente representativa do prémio.

Aluno

Cada elemento de cada equipa de estudantes terá direito aos seguintes prémios(*)

  • Primeiro prémio de cada modalidade e escalão: Kit Fuel Cell + Kit Solar Metal Box C73 (6646)

    Este kit é o único no mercado que apresenta uma célula de hidrogénio reversível.
    Construir um carro movido a hidrogénio.
    Descobrir como funciona uma célula de hidrogénio.
    Aprender sobre o potencial das energias alternativas para os automóveis.
    Explorar sobre o design dos carros movidos a hidrogénio.

    Deluxe kit with solar power modules for building and powering a number of different models including a helicopter, wind turbine, buggy, at least five models possible. Contains 300 pieces including solar panel, motor and gears. Everything you need to make these super models.
    Learn about technology with the German designed eitech metal construction kits. Develop creativity and thinking in three dimentional. All kits are inter-connectable with other eitech metal kits.
    Tools and full coloured illustrated instructions included.
    Model construction: Metal
    Brand / Model code: Eitech C73

  • Segundo prémio de cada modalidade e escalão: Kit Eólica + Kit Solar Metal Box C73 (6646)

    Construção de um moinho de vento. Inclui 20 experiências para realizar com o moinho de vento: com as suas diferentes pás e respectivos ângulos teremos velocidades diferentes de vento.
    Compreender o que é a força mecânica levantando "cargas pesadas", a menor esforço, gerar-se-á energia eléctrica que se traduz na ligação de um LED e na carga de pilhas.
    Descobrir os aspectos fundamentais da Física: a força e o movimento; medir e calcular diferentes forças que actuam sobre as pás do moinho; entender como se gera o vento; e observar diferentes tipos de moinhos de vento.

    Deluxe kit with solar power modules for building and powering a number of different models including a helicopter, wind turbine, buggy, at least five models possible. Contains 300 pieces including solar panel, motor and gears. Everything you need to make these super models.
    Learn about technology with the German designed eitech metal construction kits. Develop creativity and thinking in three dimentional. All kits are inter-connectable with other eitech metal kits.
    Tools and full coloured illustrated instructions included.
    Model construction: Metal
    Brand / Model code: Eitech C73

  • Terceiro prémio de cada modalidade e escalão: Kit Eólica+Hídrica

    Construção de um moinho de vento. Inclui 20 experiências para realizar com o moinho de vento: com as suas diferentes pás e respectivos ângulos teremos velocidades diferentes de vento.
    Compreender o que é a força mecânica levantando "cargas pesadas", a menor esforço, gerar-se-á energia eléctrica que se traduz na ligação de um LED e na carga de pilhas.
    Descobrir os aspectos fundamentais da Física: a força e o movimento; medir e calcular diferentes forças que actuam sobre as pás do moinho; entender como se gera o vento; e observar diferentes tipos de moinhos de vento.

    Explorar o poder da água construindo modelos e realizando experiências com eles.
    Aprende como diferentes mecanismos são usados para extrair energia da água em movimento – desde uma simples roda de água num pequeno ribeiro, até uma gigantesca turbina numa central hidroeléctrica.
    Compreender como a energia hídrica é usada há centenas de anos em moinhos de água, sendo hoje em dia frequentemente usada para gerar eletricidade em barragens e centrais de maré. Construir uma roda de água, uma serração ou uma prensa hidráulica, aproveitando a energia da água para realizar diversos tipos de trabalho físico.
    Investigar as intrigantes propriedades da água realizando experiências que envolvem a tensão superficial, a adesão ou a coesão.
    Aprender também acerca da pressão da água, de vasos comunicantes e do funcionamento das fontes.
    Construir uma central hidroelétrica para gerar eletricidade e acender um LED. Aprender igualmente acerca da origem da energia proveniente das ondas, das marés e dos rios e descobre como podemos gerar eletricidade livre de emissões poluentes a partir destes.

(*) susceptíveis de ajustamentos


Prazos

A inscrição deverá realizar-se até 21 de Março.

Os originais deverão ser apresentados a Concurso até 30 de Maio de 2012.


Inscrições

Para se inscrever nesta actividade e receber mais informações deve declarar a sua intenção de participar em através do formulário de inscrição brevemente disponível.

Em alternativa pode enviar para escolascomenergia@abae.pt o seguinte cupão de inscrição.

Nota: a ABAE confirma, SEMPRE, a recepção dos e-mails. Caso não receba a confirmação por favor entre em contacto.