Edição 2016

Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

ENERGIA NO CONCELHO DE ÍLHAVO

Escola: Escola Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo)
Autores (alunos): Anastasiya Lykholat, Bárbara Balseiro e Carlos Santos
ENERGIA NO CONCELHO DE ÍLHAVO

Clique aqui para ver a fotografia original.

ENERGIA NO CONCELHO DE ÍLHAVO

Clique aqui para ver a fotografia original.

ENERGIA NO CONCELHO DE ÍLHAVO

Clique aqui para ver a fotografia original.

ENERGIA NO CONCELHO DE ÍLHAVO

Clique aqui para ver a fotografia original.

ENERGIA NO CONCELHO DE ÍLHAVO

Clique aqui para ver a fotografia original.

ENERGIA NO CONCELHO DE ÍLHAVO

Clique aqui para ver a fotografia original.


Memória descritiva:

Ílhavo é uma pequena e bela cidade no distrito de Aveiro que tem vindo a desenvolver-se muito rapidamente nos últimos anos, não só a nível social mas também tecnológico e energético.

Os seus habitantes podem contar com vários tipos de energia ao seu dispor, tanto em casa como na rua ou até no local de trabalho.

Em Ílhavo existem aplicações da utilização da energia renovável proveniente do Sol no aquecimento da água canalizada através dos painéis solares, nas casas de muitos cidadãos.

Apesar de poucos, os postes de iluminação LED (Light Emitting Diode) já chegaram e podem ser encontrados em zonas mais próximas do centro da cidade, pois são mais eficientes e económicos do que os postes de iluminação incandescente. Os LED produzem mais energia luminosa que energia calorífica poupando muito capital ao nosso município, reduzindo também as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Os semáforos também já utilizam este tipo de iluminação na sinalização das estradas.

Na deslocação para o trabalho a maioria dos cidadãos, infelizmente, utiliza os seus automóveis particulares movidos a energia fornecida por combustíveis fósseis (muito prejudiciais para o ambiente), um problema muito preocupante que requer muita atenção. Com um pouco de investigação local descobriu-se que há muitas pessoas a usar veículos motorizados em pequenas distâncias, em vez de irem a pé ou de bicicleta.

Com esta reportagem tentamos sensibilizar as pessoas para usarem menos os transportes particulares movidos a combustíveis fósseis (como carros e motas) e optarem por meios de transporte mais “saudáveis” para o ambiente, como autocarros, comboios, bicicletas, e, para distâncias menores andarem a pé.

 

 

Foto nº 1 – Centro de Ílhavo

 

Utilização de energia no centro da cidade de Ílhavo.

O embelezamento da cidade também se faz à custa do consumo de alguma energia, tal como energia elétrica que se transforma em energia mecânica, no movimento da água do repuxo.

 

 

Foto nº 2 – Armazenamento de energia na nossa escola

Por vezes, há necessidade de armazenar fontes de energia, no entanto, devemos cumprir as regras de segurança, para o bem da comunidade.

Está armazenado um derivado do petróleo bruto, extraído por destilação fracionada, como estudámos no sétimo ano.

 

 

Foto nº 3 – Armazenamento de energia no concelho de Ílhavo

Nas freguesias pertencentes ao concelho, existem várias centrais como a da figura. Deve haver vigilância e cumprimento das normas da legislação em vigor. As populações devem estar alertadas para os perigos e os procedimentos a ter em caso de acidente., o que não se verifica.

 

 

Foto nº 4 – Painéis solares/coletores solares

Em Ílhavo, muita gente já usa painéis solares como forma de obtenção de energia. A radiação solar é captada pelos coletores solares que a transformam em calor, para o aquecimento de água.

O coletor solar da fotografia tem um depósito acoplado, mas existem outros que não têm e necessitam de estar instalados num espaço no interior da construção.

 

Foto nº 5 – Caldeira

As caldeiras podem ser a gás natural ou de propano e butano, utilizadas no aquecimento de água e das moradias.

Em Ílhavo, está a mudar-se este tipo de instalação com fontes de energia não renováveis para fontes renováveis, nomeadamente o Sol.

 

Foto nº 6 – Lâmpadas LED

As lâmpadas LED já são usadas em Ílhavo, devido à sua eficiência em relação ás lâmpadas incandescentes, como podemos ver na fotografia.

O LED, ao contrário das lâmpadas de incandescência e fluorescentes possui uma vida mais longa e, por isso, torna-se mais económico. É mais ecológico, pois não utiliza materiais tóxicos como o mercúrio ou outro material nocivo e é resistente a impactos e vibrações. É uma luz fria.