Edição 2016

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Desliga no botão

Escola: Escola Básica e Secundária de Bemposta (Portimão)
Autores (alunos): Ana Teresa Brás Tomé; Mariana Almeida Martins; Mariana Java D. Lot

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Desde que souberam da existência desta atividade que estas três alunas mostraram bastante interesse em participar na mesma.

A escolha do tema surgiu de forma muito natural uma vez que as alunas já se tinham apercebido que ao chegar à sala de aula, na grande maioria das vezes, o monitor do computador se encontrava ligado e por vezes o próprio computador e luzes da sala de aula.

Esta era uma situação que as incomodava e por isso consideraram que era o tema perfeito para abordarem na sua reportagem, tentando desta forma alertar as pessoas para a necessidade de evitar estes gastos desnecessários com aparelhos em standby e/ou com aparelhos e luzes ligados quando ninguém os está a utilizar.

Muito rapidamente fizeram um guião onde colocaram os pontos que queriam focar no vídeo e definiram as várias cenas que queriam filmar.

Fizeram também algumas pesquisas para perceber quais os gastos dos equipamentos (tendo consultado online o Guia para a Eficiência Energética da ADENE - de 2010).

A Ana criou e tocou a música que se ouve no início e no final do vídeo.

Durante a realização da reportagem as alunas foram sempre responsáveis, organizadas, dedicadas e criativas. Revelam uma verdadeira preocupação com a sustentabilidade e ao longo do ano têm trabalhado esta temática e tentado passar essa preocupação aos colegas.

 

Identificação

Escola: E.B.S. da Bemposta - Portimão

Professora responsável: Ana Cristina Cordeiro Mariano

Nome dos alunos: Ana Teresa Brás Tomé; Mariana Almeida Martins; Mariana Java D. Lot

Ano / Turma: 5ºE