Edição 2016

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Sem sacos de plástico a voar o planeta fica ganhar

Escola: Escola Básica de Lagoas (Ponte de Lima)
Autores (alunos): Turma 5.ºD

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Com este trabalho, os eco-repórteres ganharam uma visão mais ampla da problemática dos plásticos assim como os desperdícios energéticos no seu fabrico, ganhando consciência da importância da reutilização dos mesmos.   

Assim, juntaram esforços e sensibilizaram toda a comunidade para a mudança urgente na utilização dos sacos de plástico. Realizaram um panfleto com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa a participar nesta aventura. Ao longo do 1.º período, todas as famílias foram elaborando os seus sacos. 

Esta foi uma forma de sensibilizar a comunidade para a mudança de hábitos e a importância da reutilização de sacos para a sustentabilidade do planeta. Outro motivo que nos levou a este projeto foi o impacto que os sacos de plástico têm no rio Lima, uma vez que a feira se realiza na sua margem. Constata-se que uma enorme quantidade de resíduos plásticos atinge o percurso do rio, chegando muitos destes ao mar, afetando os seus ecossistemas.

Os eco-repórteres deslocaram-se à feira quinzenal que se realiza em Ponte de Lima, onde realizaram uma campanha de troca de sacos de pano por sacos de plástico. Esta atividade obteve muito sucesso, a população recebeu os sacos com muito agrado.