Edição 2016

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Detetives Energéticos

Escola: Escola Básica de Lagoas (Ponte de Lima)
Autores (alunos): Turma 5.ºD

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Eco-repórteres uniram-se e fizeram uma investigação exaustiva das instalações energéticas utilizadas na Escola Básica das Lagoas, estudando formas de poupar energia.

Começaram por realizar uma visita às instalações da caldeira para compreender todo o mecanismo utilizado no aquecimento da escola, bem como o sistema de iluminação e seus benefícios a nível energético. Ficaram a saber que o aquecimento da escola é realizado por pellets (biomassa), sendo a distribuição do calor realizada por ventilação e radiadores. O aquecimento das águas é feito através de 4 sistemas de painéis solares. A nível da iluminação que é feita por sensores, a brigada ficou a saber da existência de um sistema de controlo da intensidade da iluminação, que funciona através do sistema da Domótica.

Feitas as pesquisas,  os eco-repórteres convidaram o Eng. Gonçalo, coordenador da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D` Arcos, que falou sobre a importância da Biomassa, uma vez que a biomassa abrange os derivados provenientes das limpezas da floresta bem como desperdícios do corte da madeira.

Através da entrevista ao Eng. Gonçalo, a brigada ficou a saber que no concelho de Ponte de Lima não existem lixeiras a céu aberto e que, caso o município seja alertado para a existência de lixo na floresta, uma equipa irá realizar a sua limpeza e tentará descobrir os responsáveis.