Edição 2016

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

"Onde está o passeio?..."

Escola: Escola EB 2,3 D. João II de Caldas da Rainha (Caldas da Rainha)
Autores (alunos): Bárbara Rocha Fialho; Beatriz Constantino; Luana Andrade Freitas; Margarida Filipe Serrenho

Clique aqui para ver a fotografia original.

Clique aqui para ver a fotografia original.

Clique aqui para ver a fotografia original.

Clique aqui para ver a fotografia original.

Clique aqui para ver a fotografia original.

Clique aqui para ver a fotografia original.


Memória descritiva:

Enquanto eco-repórteres andámos pela cidade das Caldas da Rainha e verificámos as circunstâncias erradas que nos rodeiam: ruas vandalizadas, estradas sem passadeira, pouco espaço para os peões, passeios sem continuação, entre outras.

Foto 1 - Nesta imagem podemos observar uma inclinação acentuada que se torna perigosa para quem tem dificuldade de locomoção, por exemplo, os idosos e as crianças que por aqui passam. O terreno devia estar devidamente alcatroado e as zonas verdes arranjadas; poderia existir umas escadas para facilitar a circulação de peões no acesso ao parque de estacionamento. Também é possível observar um passeio que não tem continuidade, criando problemas de mobilidade e segurança às pessoas, obrigando-as a passar pela estrada. Na nossa opinião, a câmara municipal devia ter em atenção a deslocação dos cidadãos no seu dia a dia.

Foto 2 - Ao passarmos por esta rua, observámos que havia falhas neste passeio. Esta fotografia mostra-nos ainda lixo na calçada, culpa dos cidadãos, mas que não é removido pela equipa de limpeza devido ao estado da mesma – falta de paralelos - que dificulta esta ação. Verificámos que durante a rota dos 20 existiam aberturas na calçada, o que dificultou a nossa passagem, obrigando-nos a desviar do local.

Foto 3 - Aqui, verificámos a existência deste degrau (de salientar o seu mau estado) e que, por ter sido colocado indevidamente, poderá causar danos físicos aos transeuntes, já para não falar do carro que se encontrava estacionado, também indevidamente.

 Foto 4 e 5 - Perante a foto 4 podemos dizer que, para além do passeio ser estreito, o mau estacionamento por parte dos condutores piora a situação dos peões e, para agravar, existem tampas de esgoto e centrais de eletricidade (foto 5) que podem pôr em risco a integridade física dos cidadãos.

Foto 6 - Ao passarmos por baixo desta ponte constatámos que o pouco espaço de circulação que tínhamos não servia para todo o grupo movimentar-se adequadamente. Apurámos ainda, que a ponte se encontra danificada no teto, o que aumenta a possibilidade da sua derrocada.