Edição 2016

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Eco-Jornal de Maximinos - utilização de bicicletas

Escola: Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)
Autores (alunos): Ana Vilaça, Beatriz Nicolau, Fátima Teixeira e Maria Lapo, da turma 9º1, Escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Lead

Ao longo ano letivo, as alunas Ana Vilaça, Beatriz Nicolau, Fátima Teixeira e Maria Lapo, da turma 9º1 da Escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão, elaboraram uma pesquisa sobre as vantagens e desvantagens da utilização de bicicletas e denunciam as más condições em que se encontra uma das ciclovias de Braga.

 

Memória descritiva

Com o objetivo de conhecer o contributo das bicicletas para a mobilidade sustentável em Braga, foram efetuadas várias diligências, nomeadamente,  solicitação do atual Plano Diretor Municipal e do mapa das ciclovias à Câmara Municipal de Braga; tentativa infrutífera de obter informação sobre a sinistralidade de peões/utilizadores de veículos de duas rodas junto da polícia municipal e entrevista a um utilizador de bicicletas eléctricas (Sr. Pedro Flores). Com os dados recolhidos, concluí-se que Braga pretende implementar uma melhor e mais ampla rede de ciclovias. A mais antiga carece de manutenção, não está bem estruturada nem ligadas aos principais polos de investimento e de movimento da cidade. A utilização de bicicletas é recomendável por questão ambientais, saúde e económicas, mas a sua utilização em Portugal é ainda diminuta. São necessários esforços ao nível local e nacional (legislação) para tornar este meio de transporte apelativo e seguro!